PALESTRAS

ETIC - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

9h - Auditório (50 minutos)

Por Nuno Ribeiro, diretor da ETIC Algarve. Vem conhecer uma escola como nunca viste antes! Animação e vídeojogos, Design, Fotografia, Som & Música, Vídeo, Web & Comunicação.

APRENDER COM O SMARTPHONE

10h - Auditório (45 minutos)

Nesta apresentação poderás aprender usando o telemóvel, como num jogo, baseado em vídeos educacionais que te vão ajudar a aprender+. Mauro Figueiredo é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, na Realidade Virtual e Aumentada. Coordenador principal do projecto MILAGE: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books, do programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de auto-avaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção da autonomia e de uma aprendizagem ativa auto-regulada centrada no aluno

AFINAL ERA A MÚSICA, AFINAL ERA TUDO!

11h - Auditório (40 minutos)

Miguel Neto (Faro, 1979), Músico, Sound Designer, Artista New Media, DJ e organizador/curador de eventos. É a parte sonora do projeto audiovisual Boris Chimp 504 (espectáculos e instalações interativas); como mEEkAlnUt tem vindo a participar em projetos onde mistura a música electrónica com artesanato regional e música tradicional; DJ com o projeto Discossauro e é curador/organizador de eventos que vão desde a música experimental a festas tropicais.

A INTERNET FINANCEIRA: BITCOIN E BLOCKCHAIN

11:40h Auditório | 14h Biblioteca (30 minutos)

Nesta pequena apresentação irá contextualizar-se a audiência historicamente sobre a evolução da transmissão de informação, conhecimento e valor, para se poder compreender porque as tecnologias Bitcoin e Blockchain são um passo na evolução financeira e social da humanidade. A apresentação tem como objetivo desmistificar e difundir o conhecimento sobre estas novas tecnologias. Por Samuel Ramos, antigo aluno do Liceu João de Deus, formado em Multimédia e com um background em informática e tecnologias.

SPIC

12h - Auditório

Apresentação de projetos que desenvolvidos na área dos dispositivos interativos: visão por computador, realidade virtual.

NAVEGAR EM SEGURANÇA

15h - Biblioteca

Pelo IPDJ.

MERCADO DE TRABALHO E AGORA?!

16h - Biblioteca

Provavelmente uma das perguntas que se coloca quando de repente estamos a terminar os estudos e a avançar para o mercado de trabalho. O que fazer? Quais as possibilidades? O que será melhor para mim? Através de uma conversa e troca de ideias pretende-se mostrar, a quem procura, mais informações sobre outras opções, que passam por voluntariado europeu, estágios profissionais, associativismo, especializações, cursos ou entrar diretamente no mercado de trabalho. Bruno Boto da Cruz, Licenciado em Design de Comunicação pela Universidade do Algarve, frequentou a Universidade Tomas Bata, na República Checa, pelo programa Erasmus, e 3 anos em Design de Moda na Universidade Técnica de Lisboa. É atualmente diretor criativo na botodacruz - creative studio, com experiência em várias áreas relacionadas com design, artes visuais, marketing e comunicação, tanto no desenvolvimento de projetos criativos quanto no ensino profissional. Além dessas atividades, é co-fundador e presidente de direção da Associação de Designers do Sul, na qual coordena o projeto Design & Ofícios e o festival CRIACT, e co-fundador e vice-presidente da direção da Federação de Associações Juvenis do Algarve.